quarta-feira, 14 de março de 2007

Programa DOCTV III é lançado em Brasília

O lançamento em Brasília da terceira edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV acontece nesta quarta-feira, dia 14 de março, às 19h, no recém-inaugurado Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. O evento contará com a presença de Mario Borghnet, assessor especial do ministro da Cultura.

Na ocasião, será exibido Mapulawache, a Festa do Pequi, documentário representante do Distrito Federal na mais recente fase do Programa, que reúne 35 produções de todos os estados brasileiros.

Com esse filme, o diretor Aiurá Meinako dá continuidade a seu projeto de documentar rituais de sua tribo de origem, Mehinaku, situada no Alto Xingu (MT). Ele registrou o ritual que acontece anualmente em Utawana, quando os Mehinaku celebram durante um mês inteiro a Natureza.

Segundo a co-roteirista, Beatriz Castro, Mapulawache, a Festa do Pequi se diferencia de trabalhos similares por causa da origem do diretor. Prevalece o 'olhar indígena'. “É uma visão diversa do estereótipo que nós, brancos, fazemos das culturas indígenas. Graças ao Aiurá, pudemos nos aproximar de forma mais assimilada do ritual”, afirma.

Durante a festa do título, os Mehinaku evocam os espíritos dos animais e esculpem em madeira balsa figuras de bichos da floresta que, no final de tudo, depositam num pequizeiro. “A intenção do ritual é acalmar e nutrir os espíritos para garantir o alimento vindo da natureza”, acrescenta.

Beatriz Castro também é responsável pela direção de som e pela trilha musical do documentário, que se utiliza de trechos das músicas tocadas durante a festa do pequi. “Na verdade, o ritual é um teatro, com enredo, figurinos e trilha próprias”, explica.

A terceira edição da série será exibida pelas 27 emissoras da Rede Pública de Televisão a partir do próximo dia 18, sempre aos domingos, às 23h. Mapulawache, a Festa do Pequi está programado para ser transmitido no dia 15 de abril.

Projeto inédito, o DOCTV é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).

fonte: MinC

Nenhum comentário: