O cineasta Alan Sampaio, ministrante da oficina de cinema do Teatro do Boi, promovida Fundação Cultural Monsenhor Chaves, teve um dos seus trabalhos, o “Cine Rex e Nós”, selecionados entre os 300 inscritos para o 30º Festival Guarnicê de Cinema, Na Cidade de São Luís. O evento está sendo realizado durante toda esta semana e é promovido pela Universidade Federal do Maranhão.
O filme foi selecionado entre várias produções de diversos cantos do país e trata de forma experimental, a relação do diretor com o Cine Rex, a sala de cinema mais antiga de Teresina que hoje se encontra fechada, misturando documentário e ficção. “Foi uma idéia que nasceu da angustia de não termos mais uma sala de cinema no Cine Rex. Chamamos algumas pessoas para falarem e temos até o depoimento do dono do cinema”, disse, lembrando que durante as filmagens, surgiram algumas coincidências: “Quando fomos gravar, até o ator, que também gosta de cinema, sentia essa angustia com a perda da sala”, completou.
O documentário, de 12 minutos, foi gravado e produzido entre os meses de setembro e outubro de 2006, sendo uma produção independente das produtoras Jef Filmes e Darma Filmes. Ele foi feito com uma equipe de cinco pessoas de forma simples e alternativa nos moldes do cinema-novo brasileiro, da nouvelle vague francesa e o cinema em Super-8 do Piauí da década de 70.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário