terça-feira, 3 de julho de 2007

Piauiense leva documentário para Festival de Belém

O projeto audiovisual Revelando os Brasis, executado pelo Ministério da Cultura (MinC), terá uma mostra especial no programa do 4° Festival de Belém de Cinema Brasileiro, que começa nesta segunda, 2 de julho. Na programação, destaque para a produção da estudante piauiense Meire Nascimento, de Cajueiro da Praia, que produziu o documentário Cajueiro Cor Marrom-Escura.

No documentário, que será exibido no dia 6, a estudante deixa em evidência as belezas do Delta do Parnaíba, onde há rios e praias totalmente preservados, revela a presença do peixe-boi marinho em habitat natural. A produção oferece roteiros para passeios em canoas.

Meire Nascimento aborda a comercialização e produção do café no Piauí, um fato pouco conhecido na história oficial. Ela nunca havia produzido um filme e foi selecionada pelo projeto do MinC em 2006. O seu documentário vai estrear em rede nacional, em agosto, pelo Canal Futura.
O projeto é uma parceria da Secretaria de Audiovisual do MinC com o Instituto Marlin Azul. Tem como finalidade promover a inclusão audiovisual por meio do estímulo à produção de vídeos digitais. É dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes e já contribui para a produção de obras que registram a memória e a diversidade cultural do País.

No Piauí, a dança Balandê Baião, de Monsenhor Gil, também foi destaque na primeira edição do Revelando os Brasis, exibido em rede nacional. Também participou de festivais internacionais.
fonte: CCOM

Nenhum comentário: