Próximo sábado, dia 21 de julho, será um grande dia para o cinema em Teresina. Nessa data, o Programa Intensivo de Cinema será concluído com a exibição de cinco filmes. Depois de quatro meses praticando e estudando a arte do cinema, vinte e seis alunos do Programa Intensivo de Cinema apresentam o que aprenderam. O evento de encerramento, que terá projeção dos curtas-metragens, acontecerá no Club dos Diários, às 17h00, com entrada franca.
Estudantes, professores, fotógrafos, jornalistas, artistas e vídeo-makers participaram do primeiro programa longo de formação cinematográfica dado no Piauí. Ministrado pelo cineasta Dalson Carvalho, o programa foi realizado pelo Ponto de Cultura ABD/Antares, com o apoio do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros e Fundac. Esse importante curso deu acesso às técnicas cinematográficas nas cinco principais áreas dessa produção: Direção, Fotografia, Edição, Produção e Som. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o “fazer cinema” e, mais importante, viveram tudo isso na prática. A prova são os filmes rodados, que serão exibidos no evento de encerramento do programa.
Segundo Dalson Carvalho, o ano de 2007 está sendo muito importante para o cinema Piauiense. Muitos projetos foram iniciados, a área melhorou, e o Piauí mostra que deu mais alguns passos na jornada cinematográfica. E depois desse curso, Dalson conta com mais avanços ainda. “Com certeza o cenário do cinema piauiense vai mudar. As pessoas vão pensar cada vez mais no que filmar e, principalmente, em como filmar”, aposta ele. Para o cineasta, os festivais de cinema e vídeo no estado e fora dele vão contar com muito mais filmes piauienses.
Os curtas-metragens que serão exibidos foram totalmente produzidos pelos alunos. Com roteiros que passam por temas variados e contemporâneos, os filmes retratam as rotinas do homem atual, seus anseios, descobertas e sentimentos. No total foram cinco produções, que são: “Dois Momentos”, “Entrelinhas”, “O Tempo”, “Partida” e “Segredo do Grito”. Sobre os filmes, Dalson Carvalho disse que “todos foram preparados e realizados dentro do molde da decupagem clássica”. O motivo ele explica. “É preciso aprender as regras, para depois quebrá-las e buscar uma identidade, uma linguagem”, esclarece.
O resultado de todo esse trabalho de quatro meses será exibido ao público no dia 21, sábado, no Club dos Diários. E isso não será tudo. O Workshop de Cinema para Atores também foi concluído, e este também resultou em um filme. Também um curta-metragem, o filme “Corpos Humanos” tem uma temática forte, sexual e de quebra de tabus. Essa produção tem roteiro e direção de Dalson Carvalho e é estrelado pelos onze alunos do workshop. Quem gosta da sétima arte e quer conferir de perto esse evento do cinema piauiense está convidado. Basta dar um pulo no Club dos Diários e garantir sua cadeira.
“Corpos Humanos” brinda a conclusão do Workshop de Cinema para Atores
Ministrado pelo cineasta Dalson Carvalho e com realização do Ponto de Cultura ABD/Antares, o Workshop de Cinema para Atores preparou onze alunos para trabalhos com vídeo. Aos estudantes foi repassado um amplo conhecimento sobre as técnicas de atuação para cinema. Com a assimilação dos fundamentos da atuação cinematográfica, os atores perdem o “medo” da câmera e aprendem a buscar sentimentos através de exercícios de liberação de energia corporal.
Para Dalson Carvalho, os alunos aprenderam que em cinema o lema é “quanto menos, mais”. E o cineasta ficou satisfeito com a turma, tanto que passou como trabalho final um projeto seu que estava em suspensão: o filme “Corpos Humanos”. “Eles entenderam que atuação para cinema é indivisível da vida real. Viram que o cinema é uma outra vida dentro da vida”, aponta.
“Corpos Humanos” é um filme que, na expectativa de Dalson Carvalho, vai mexer com o público do cinema feito no estado. Com direção e roteiro do cineastas, o filme conta a história de um grupo de amigos que periodicamente se contra para um jantar. Acontece que cada um deles decide expor suas mascaras e assumir para todo o mundo o que realmente são. Defeitos, pecados e os mais íntimos desejos serão revelados. Nenhum deles poderá fazer o caminho de volta, foram expostos, reconhecidos, desvendados. Os personagens seguem rumo a uma libertação mental, abandonando de vez todo o condicionamento que o sistema nos obrigou a seguir. Um encontro final e definitivo com um “eu” verdadeiro: primitivo, instintivo e, principalmente livre!
O Workshop de Cinema para Atores também contou com o apoio do Núcleo de Produção Digital Fotógrafo José Medeiros.
MAIS INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS:
Bernardo Aurélio – 9976 1586
Dalson Carvalho – 8816 4695
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário