Dia 1° de Novembro, acontece a primeira “Amostra Cumbuca Cultural”, no Espaço Cultural Noé Mendes, às 19h00 com shows das bandas Roque Moreira, Batuque Elétrico, Captamata e Validuaté. Na oportunidade ainda haverá exibição de curtas e clipes piauienses e o lançamento da banda Cadêloscopos. A Amostra resultará em um DVD com shows das quatro bandas do Cumbuca. Uma realização em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas – ABD e Chroma Vídeo Produtora Ltda. A captação do áudio fica por conta do Patativa Estúdio.
Os grupos que encabeçam o movimento são: Batuque Elétrico, Captamata e Validuaté. Essas bandas juntas produziram os shows "Balaio de Gato" e "Baile Muderno", em algumas edições. Sempre trazendo como atrações as três bandas, mais uma banda nova ou algum nome já reconhecido da música do estado. Todos esses shows foram feitos para se estreitar o laço de parceria entre essas bandas e outras da cidade, mas sempre de olho em algo mais além. E dessa vez eles concretizam mais um projeto em busca da valorização e divulgação da música do estado: a gravação de um DVD.
"Acredito que estamos prestes a obter um material de alta qualidade, um forte instrumento de difusão da produção musical piauiense. Com o DVD pretendemos levar um pouco de nosso trabalho para outros municípios do estado bem como outros estados, além, é claro, da divulgação pela internet que é fundamental. Com a formação desse grupo, o Cumbuca, pretendemos iniciar a organização de algo que pode resultar em um forte movimento cultural no estado. As bandas sozinhas dificilmente tem oportunidade de gravar um DVD. Mas em conjunto, com maior envolvimento dos artistas e em parcerias com técnicos que acreditam no projeto, poderemos produzir muitas coisas que enriqueçam a cena cultural do estado", resume o vocalista Quaresma, da banda Validuaté.
Eles estão tecendo um movimento. Embora muitos afirmem que a música do estado ainda não possui um. Para Joe Ferry, integrante da banda Captamata, o "Cumbuca Cultural representa um movimento artístico, plural, heterogêneo, porém incipiente. Há muito o que aprofundar na organização deste movimento. É a união, principalmente das bandas, em torno de um sentimento fortificador da cultura produzida no nosso estado (PI). Todas as pessoas envolvidas nesse movimento têm ciência da importância de valorizar o que é produzido no Piauí, não de forma bairrista, mas reconhecendo a qualidade das produções artísticas do Estado. A idéia de Cumbuca é a de uma mistura, de interação, uma dialética entre artistas e público e entre as várias vertentes artísticas".
O certo é que eles estão produzindo músicas à balde, tocando incansavelmente em busca da divulgação de sua arte, e agora conseguiram por de pé mais um projeto - que é a gravação desse DVD. Se conseguirão juntos forjar um movimento artístico, só o tempo dirá. Mas, com certeza, não estão esperando cair do céu. Eles estão na batalha, emgrossando o caldo da cumbuca. conseguindo vitórias, cada uma a seu tempo. Quem curte as músicas dessa geração de músicos pode participar de tudo isso, basta aparecer por lá. Os ingressos serão a preço bem popular: apenas R$ 2,00.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário