quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Cinema experimental e amador do Piauí perde Alan Sampaio

A ABD-PI perdeu um de seus sócios-fundadores: Alan Sampaio. Mas, não só isso. Perdeu um amigo. Perdeu uma pessoa com alma impregnada de cinema, transpirando arte, sempre produzindo e contribuindo. Saudades vão apertar. Mas, na memória ficará sua inestimável contribuição e criatividade, guardada na cabeça, juntinha da lembrança do melhor filme já visto.

Adeus ao - como dizia a amiga Patrícia Basquiat - "Poeta das Imagens".

Com pesar,
Associação Brasileira de Documentaristas - Secção Piauí.

----------------------------------------
Cinema experimental e amador do Piauí perde Alan Sampaio

O cinema no Piauí perdeu um de seus maiores entusiastas. O jovem e potencial cineasta Alan Sampaio determinou o FADE OUT no roteiro de sua vida cheia de produções e incentivos à arte audiovisual. Ele se foi na última quarta-feira, dia 26, deixando de luto a área do cinema em Teresina. Prestigiado por amigos e colegas do vídeo, o corpo de Alan Sampaio foi velado na manhã desta quinta-feira (27), na Pax União da Avenida Miguel Rosa, e o sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim da Ressurreição, na zona Leste da capital.

Desde criança, quando descobriu o cinema, Alan Sampaio se apaixonou pela sétima arte. Logo, logo estava produzindo filmes amadores com colegas de bairro. Não demorou para fazer filmes experimentais e curtas-metragens e participar de diversos festivais de cinema pelo Brasil. No Piauí, Alan Sampaio contribuiu não só com seus trabalhos, mas também com organização e incentivo da arte audiovisual em Teresina. Ele foi um dos sócios-fundadores da Associação Brasileira de Documentaristas - Secção Piauí. E era coordenador da oficina "A formação do olhar cinematográfico", com aulas gratuitas para jovens e adultos no Teatro do Boi, além de participar da coordenação do Festival de Filmes de 60 Segundos.

O último projeto pessoal de Alan Sampaio foi o curta "Um Homem sem uma Câmera", que na verdade foi um trabalho que retratou o próprio Alan e seu desejo de fazer cinema e todas as dificuldades que encontrava. Ele já estava com 12 filmes realizados, sendo 3 documentários, 8 filmes de ficção e um longa-metragem experimental sobre a cidade de Teresina, chamado "Cinestesia em Teresina", que lançado em 2006.

2 comentários:

horizontecircular disse...

GOSTARIA DE CONVIDAR OS AMIGOS PARA PARTICIPAR DA MOSTRA LIVRE DE VIDEOS "A DIAGONAL NÃO OFENDE NINGUEM", INSCRIÇÕES COMEÇAM DIA 07 ATE 01 DE FEVEREIRO.

MAIS INFORMAÇÕES:
http://adiagonalnaoofendeninguem.blogspot.com/

Valdecy Alves disse...

Visitem o blog
www.valdecyalves.blogspot.com
Leiam texto sobre CONSTRUINDO MUNDOS e vejam os 03 documentário de Valdecy Alves mais vistos no Youtube, clicando diretamente nos links do blog.