terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

'Laboratório de Cinema' capacita na arte cinematográfica

Entre os meses de março e julho, o Teatro do Boi vai respirar a sétima arte com a realização de mais uma oficina oferecida pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves. O curso, que recebe nome Laboratório de Cinema – Teoria na Prática - , será ministrado pelo cineasta Dalson Carvalho e as aulas acontecem nos finais de semana. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda, na sede da FCMC, Casa da Cultura e no local das aulas.

De acordo com Dalson Carvalho, o curso tem objetivo de repassar noções de cinema, suas principais teorias, além de “desenvolver um modelo de produção piauiense, desenvolvendo obras audiovisuais como exercícios práticos”, explica. “O modelo de cinema americano não se adapta a nossa realidade e por isso queremos montar filmes dentro do nosso contexto social, adaptando a nossa cultura ao cinema, buscando uma identidade própria, descobrindo nossas idéias”, completa Dalson.

O curso será gratuito, direcionado para a comunidade, independente de idade, mas com uma característica em comum: a paixão pela sétima arte. As turmas serão formadas de 35 alunos e as aulas devem iniciar no dia 15 de março, sempre aos sábados e domingos, das 14h às 18h, no Teatro do Boi. “Uma coisa fundamental é ter tempo disponível, pois as atividades não serão restritas só ao que traremos na aula. Teremos muitos exercícios extra-classe”, completa Dalson.

Durante as aulas, os alunos devem participar de projetos em que serão produzidos documentários, filmes experimentais e ficção. No final, o material elaborado pelos futuros cineastas deve ser apresentado para a comunidade com exibições gratuitas.

As inscrições podem ser feitas a partir da segunda-feira, dia 25, no Teatro do Boi [Rua Rui Barbosa, 3033, Norte], Casa da Cultura [Rua Rui Barbosa, 348, Centro] e na sede da Fundação Cultural Monsenhor Chaves [Rua Eliseu Martins, 1426].
*Ascom FCMC

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Visitem o blog
www.valdecyalves.blogspot.com
Leiam texto sobre CONSTRUINDO MUNDOS e vejam os 03 documentário de Valdecy Alves mais vistos no Youtube, clicando diretamente nos links do blog.