terça-feira, 17 de abril de 2007

Estudantes de oficina de vídeo exibem filmes nesta terça-feira

Depois de dois meses da oficina de vídeo “A formação do Olhar Cinematográfico”, realizado no Teatro do Boi, chegou a hora dos alunos mostrarem o que aprenderam no decorrer do curso. E para isso, na próxima terça-feira, dia 17, serão exibidos, a partir das 18h30, alguns dos filmes produzidos pelos estudantes, que devem participar ainda do 1º Festival de Filme de 60 Segundos, promovido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves durante o mês de julho.

O curso teve início no mês de março, com a participação de estudantes da rede municipal de ensino e de membros das oficinas realizadas no Teatro do Boi. De acordo com o coordenador do projeto, o cineasta Alan Sampaio, no decorrer do projeto, os alunos tiveram contato com técnicas de cinema através de apostilhas sobre a historia e teorias sobre a sétima arte, exibição e discussão de produções piauienses, além de aulas práticas de operação de câmera, criação do roteiro cinematográfico, edição e finalização dos filmes, produzidos por eles no final do curso.

Na primeira oficina, os 17 estudantes produziram três filmes, em que se dividiam em grupos de seis, com várias tarefas, como atuação, direção, roteiro, figurino, edição, entre outras. As principais temáticas dos curtas são o cotidiano simples da cidade, brincadeiras, histórias populares, lendas e questões sociais, capturadas com muito humor e linguagem única.

Para Vinícius Cruz, 22 anos, estudante de música da UFPI – Universidade Federal do Piauí, o curso foi uma junção de paixões. “Fiz um curso de teatro [no Teatro do Boi] e surgiu a oportunidade de fazer o de cinema. Juntei a curiosidade de conhecer mais da linguagem com a vontade de fazer cinema”, argumentou.

Segundo Vinícius, uma das coisas mais interessantes no curso é a possibilidade de fazer cinema com poucos recursos, opinião compartilhada com a estudante Cleidiane de Sousa, 18 anos, aluna da Unidade Escolar Helena Aquino, no Parque Alvorada. “Acho a oficina interessante porque não tinha noção de como eram feitos os filmes. Nas grandes produções são gastos milhões de dólares, mas é possível fazer cinema com poucos recursos, mas com muita criatividade”, indagou Cleidiane.

A segunda turma da oficina já está formada e as aulas devem iniciar no mês de maio, nas quartas e sextas-feiras, das 9h as 11h.

fonte: Ascom FCMC

Nenhum comentário: